sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Semana da Arte Moderna

As vanguarda europeias como o Dadaismo, Surrealismo, Cubismo, Futurismo e outros ismos, chegou ao então recêm-nascido Brasil, modificando o estilo e o modo de fazer arte. na pintura temos Lasar Segall numa exposição de pintura não-academica em são paulo, em 14 Anita Malfatti, em 1917 ,em diversas areas da arte , foi um ano fundamental, são publicados os livros de Mario de Andrade, Manuel Bandeira, Del Picchia, Almeida, Ricardo, Araujo, na musica temos Villa-Lobos compondo Amazonas.

Aspectos Politcos-

Após a Primeira guerra o cultivo do café começa a enfrentar crises de excesso de oferta e concorrência de outros países. O cultivo começa a ser controlado pelo governo, a fim de evitar crises e fazendas fecham, levando imigrantes em direção a São Paulo, onde se tornam operários. Pressões políticas exigindo o fim do predomínio da elite cafeeira paulista surgem e movimentos artísticos como a Semana de 22 que propagavam novas idéias sociais e econômicas. A imigração externa começa a se enfraquecer e greves anarquistas e comunistas rebentam em São Paulo enquanto impérios industriais como o de Matarazzo são formados.
Com imperios sendo formandos e pequenos burgueses, estudados intelctuamente afogaram-se nas ideias comunsitas e anarquistas, com o patrocionio da sociedade e do escol financeiro mundano paulista a semana da arte moderna pode se tornar realidade, vale salienta nesse ponto que Del Picchia era redator do Correio Paulista , Orgão do PRP(Partido Republicano Paulista), onde agasalhavam os “avanguardistas”, com o consentimento do intão presidente do país, Washington Luís.
O Governo anterior de Washington Luís, fora de Arthur Bernades que deve inicio em 22, ano da semana moderna, os paramentos da sócio-economica-politca mundial se dera com o período entre guerras, com o Estados Unidos se dando com uma potencia mundial. No Brasil o intão presidente da republica Arthur Bernades o descontentamento com sua vitória e com o governo de seu antecessor, Epitácio Pessoa, foram algumas das causas do chamado Levante do Forte de Copacabana, primeira ação do movimento tenentista. Como conseqüência dos levantes tenentistas, que mataram a sangue frio os colegas de quartel que ainda estavam dormindo (outros dois aconteceriam nos anos seguintes), Bernardes teve que fazer frente à coluna Prestes, movimento guerrilheiro comunista que percorreu o país pregando a revolução e que jamais foi derrotado pelo governo.Além da oposição por parte da baixa oficialidade militar (incentivados pela revolução comunista), ele ainda confrontou uma guerra civil no Rio Grande do Sul, onde Borges de Medeiros tentava se eleger presidente do estado pela quinta vez consecutiva, e também o movimento operário, que se fortalecia novamente. Em 1923 e 1924 ocorreram novas ações tenentistas no Rio Grande do Sul e em São Paulo, respectivamente. Tudo isso levou Bernardes a decretar quase que ininterruptamente o estado de sítio. Sob Bernardes, o Brasil se retirou da Liga das Nações em 26.
Em 26 as novas eleições para presidência da república foi recebida com grandes esperanças, após um período de agitações políticas. Washington Isento de prevenções e de rancores libertou todos os presos políticos e até muitos cidadãos inocentes presos injustamente e não prorrogou o estado de sitio que caracterizou o quadriênio anterior, de Bernades. Enfrentou a crise internacional do café e a crise financeira internacional, em 29.
A Coluna Prestes, esgotada e sem apoio da população para uma revolução, em 1926 , se retira para a Bolívia
Bom o universo político da semana moderna era esse, Del Picchia estabelece um paralelo entre a semana de 22 com a Revolução de 30, no próximo post sobre Artes, irei falar mas sobre a semana da arte moderna, suas influencias , e a relação com a Revolução de 30.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sol!!!
Menino.. que coisa..hauahuahuahua.. seu blog é só cultura..ahuahauhauha.. me senti até fora do meu mundo.. o buteco que eu frequento num tem assuntos tão profundos assim..kkkkkkkkkkkkkkkk.. a semana de arte moderna.. de onde vem a caneta.. caraca! =p
Mas eu adorei!.. quando precisar de cultura passo aqui!
Te amo
beijos